TRAILER
http://www.youtube.com/watch?v=vbfhb-43UNQ
É essa é uma daquelas oportunidades em que eu pego algum fato a vida e ponho à prova uma das minhas teorias malucas. Eu já li ou ouvi dizer que existem ciclos entre gerações, que um pai careta da origem a um filho progressista (hippie, punk, comunista e etc.) e vice-versa.
Pois bem talvez essas tendências na sociedade de forma geral também se alternem, fazendo um movimento de pêndulo entre a libertinagem e o conservadorismo. Guardadas as devidas proporções e relativizadas as matizes culturais acho que o nosso pêndulo esta louco. Fazendo uma rápida rotação entre um canto e outro.
O pendulo está louco porque atualmente somos conservadores e promíscuos ao mesmo tempo! Isso se observarmos as grandes tendências de comportamento. Se por um lado a banalização do sexo é cada vez maior, por outro é possível (um pouco mais difícil porem possível) observar uma Puritanização da cultura de massas.
E talvez essa seja a marca dessa geração que ao mesmo tempo convive com High School Musical e 50 cent, com Malhação e Tati quebra barraco. O raciocínio rápido e simplista de que esses públicos são diferentes é totalmente falho quando se vê uma menina de família saindo de casa pra ir a uma boite... No fim cada um vai achar o que quer baseado no que vê e no que convive. Eu só queria ilustrar esse pensamento, de que existem duas tendências muito fortes em crescimento duas galeras que vão fundo em um pólo e outro. Independente da origem social. E se as coisas continuarem desse jeito com gente ficando fanático com religião de um lado e gente perdendo totalmente o senso de outro. O que vai ser das pessoas comuns, aquelas equilibradas que gostam de sexo, que acham normal transar fora e antes do casamento mas que não são necessariamente pervertidos.
Agora falando do filme. Encontro de Casais conta a estória e um grupo de amigos adultos e casados que convivem com as desventuras da vida de casado até que um dos amigos resolve que a única maneira e salvar seu casamento em crise é ir a um Spa/resort para casais. E tenta convencer seu grupo de amigos que aparentemente não tem problemas conjugais a os acompanhar nessa viajem. É uma comédia muito interessante, inteligente e madura. Com um elenco ótimo de caras engraçados e atrizes balzaquianas porem gostosas.
Agora o que tem isso a ver com o Puritanismo? Tudo, num filme com o nome de Encontro de Casais / Couples retreat não haver nenhuma cena de sexo, digo uma cena que mostrasse as atrizes... E não a mera insinuação de sexo. Veja bem ninguém esta falando aqui que queria que o filme fosse um pornô erótico. Mas francamente! Os personagens estão em um resort e a câmera nem sequer encara elas de biquini ! Há uma cena especialmente frustrante em que o dono do hotel obriga eles todos a tirarem a roupa... e é tão timidamente que se mostra as atrizes em roupa de banho, que me faz lembrar a minha infância impúbere quando se tem vergonha de observar de frente as mulheres e olha-se de lado ou só um pouquinho pra não chamar a atenção.
Enfim, Encontro de Casais / Couples retreat é um filme ótimo com muitas cenas engraçadas, que vale a pena ir assistir, mas que poderia ser muito mais interessante... Se não fosse a merda do neo-puritanismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário