sexta-feira, 26 de março de 2010

De boas intenções...

Já que estou no ritmo, indicando filmes anuncio o lançamento de “400 contra 1” para o segundo semestre desse ano. O filme se propõe a narrar o surgimento do Comando Vermelho na cidade do Rio de Janeiro.


TRAILER
http://http/www.youtube.com/watch?v=8cEYp5vMX8o

Bem para aqueles menos familiarizados com a história ou com o cotidiano carioca, o Comando Vermelho é a maior facção criminosa do Rio, sendo responsável majoritariamente pelo tráfico de drogas e outras atividades criminosas relacionadas.

A gênese do CV. Ocorre no presídio de Ilha Grande, lá pelo final da década de 70. Quando presos políticos foram perdendo espaço no presídio para criminosos comuns, que gradativamente eram "catequizados", se não pelo idealismo pelo menos pelo modus operandi dos presos políticos na época maioria dentro do presídio.

Os presos políticos em sua maioria militantes de esquerda, comunistas, extremamente organizados, disciplinados e bem relacionados. Possuíam o hábito de praticar assaltos a banco a fim de custear sua organização que pretendia derrubar o regime e entre outras coisas promover uma revolução.

Outra meta era fazer com que as pessoas simples do povo se engajassem na luta, a exemplo das tentativas de revolução como a do Araguaia. Sendo assim era lógico tentar criar um movimento urbano de luta armada contra a arbitrariedade do regime militar. Surge ai a Falange Vermelha.

Com a redemocratização a falange vermelha se dissolve e surge o Comando vermelho um grupo criminoso paramilitar especializado no tráfico de maconha e cocaína. Que gera um imenso volume de recursos e que ao longo dos anos perdeu gradativamente hábito de ganhar o respeito dos moradores tornando-se meramente um grupo armado que defende um território a qualquer preço.

Quanto aos contatos políticos entre os Ex presos... Hoje apenas chamados de políticos e os membros do CV. Eu deixo que a imaginação de cada um de vocês cumpra o seu papel... Será que eles abandonariam esses contatos ou prefeririam manter um ou outro curral eleitoral?

E nos morros o resultado é esse que pode ser observado nos jornais, um bando de moleques criminosos que gritando:

Chega de desigualdade! Eu quero Paz, Justiça e Liberdade!
[Rajada de AK]

E falando de cinema eu não posso deixar de recomendar também outro filme que trabalha o mesmo assunto chamado "Quase dois Irmãos" lançado em 2004 com direção de Lucia Murat. Estrelado por Flávio Bauraqui, Caco Ciocler, Antonio Pompeu, Werner Schünemann e Maria Flor.

LINK PRA BAIXAR. http://http/telona.org/quase-dois-irmaos-dvdscr-xvid-nacional/

TRAILER.

http://www.youtube.com/watch?v=AES4OOL9Nuk

Quanto aquela velha questão se colocar esse assunto no cinema faz apologia ao crime, à violência e etc... Bem acho que sim... Creio que os milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social possam de alguma forma ser influenciados por esse ou por qualquer outro filme.

No geral seria negativo retratar no cinema a formação de um grupo criminoso, contudo com certa licença poética podemos dizer que aquele comando vermelho já não existe mais. Seus integrantes estão mortos ou aposentados... Apenas deixaram de herança um pouco de estrutura de poder e uma marca.

Peço licensa para dizer que de fato, o problema desses jovens não se resume as influências cinematográficas que eles raramente recebem. O mito da criação do CV está tão distante para eles quanto, Gabeira sequestrando o embaixador americano está para mim.

A diferença reside no fato que muitos revolucionários como Gabeira escreveram livros e vivem alguns até hoje mesmo que uns e outros tenham se transformado em "Lords Sith" e renegado toda sua história. Ainda assim eles persistem com seus propósitos quase sempre anacrônicos e distorcidos pelo Dark side of the force, se o poder corrompe o poder executivo corrompe absolutamente.

Os mesmos princípios aplicam-se nos morros, no entanto minguou a ideologia o senso da mudança social que os fundadores do CV aprenderam em Ilha Grande. Talvez toda essa ideologia tenha servido somente para justificar a criação de um grupo organizado em torno de uma bandeira.

Hoje em dia apenas as palavras de ordem quando muito, são lembradas pelos membros do CV. Mas pelo menos isso eles lembram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário