segunda-feira, 5 de abril de 2010

Axl came back !

Acabei de chegar do show do Guns, e por isso peço desculpas a todos se escrever alguma asneira colossal  pelos inevitaveis erros ortograficos, de concordancia e ou linguisticos. 

Antes de narrar as peripécias desse domingo de páscoa, que aliás não foram nem tão grandiosas assim já que pelo visto estou ficando velho e chato. Vamos voltar um pouco no tempo, tendo a primeira parada no dia 14 de março data original do show do Guns n` Roses, ou melhor seria dizer Axl Rose e banda cover do Guns?

Sim porque todos os argumentos que qualificariam o trabalho dessa rapazeada que acompanha o pato roco cheio de botox, caem por terra quando o guitarrista faz questão de imitar Slash. Tanto no gestual, na cor da guitarra, quanto no jeito de solar, chapéu quase cartola na cabeça e um cigarro quase caindo da boca. O cara deve ligar pra casa pra falar com a mãe e a coroa pergunta:

- "Atual gutarrista do guns"¹ é você meu filho ?

E ele responde:

- Pô mãe já não falei pra me chamar de Slash?

Voltando ao famigerado dia 14, o dia em que o céu e o palco desabaram. Estavamos eu e minha trupe de amigos felizes e contentes, por sinal muito mais animados que hoje, cantando e zoando. Felizez pra cacete² porque depois de nove anos a rosinha veio fazer show no rio e finalmente lançou a porra do Chinese Democraci.

Nesse interim só para ilustrar, minha prima que estava grávida no Rock in Rio III, deu a luz à minha afilhada, hoje uma menina com oito anos. Absurdamente inteligente e que ouviu hoje talvez pela primeira vez na vida You could be mine, no meu celular.

Fiquei pensando que deu tempo dela nascer aprender a falar, ter opinião e me encher o saco pra ir no show. E começou a cair uma ficha na minha cabeça que só acabou de fazer Blim blim no meio do show enquanto titio Axl corria desajeitadamente de um lado para o outro do palco na praça da apoteose.

No auge da fase fã de Guns, eu devia ter uns desesseis anos, e o guns já não existia como banda em sua formação original, já a um tempo. Sendo assim a imagem que eu e outros amigos tinhamos do Sr Axl Rose era dele no auge da forma. Estavamos em 2000 vendo clipes da decada de 90, com um culto especial ao show de Tóquio (Wellcome to the jungleEstranged, e é só ir seguindo os videos related). Na época desse show nosso amigo tinha um rosto angelical com aparentando a idade que eu tenho hoje, 25 anos.

Bem ou mal, mesmo que eu tivesse 16 o Axl aparentasse 25 e tivesse um pouco mais. Eu sentia como se ele tivesse a minha idade, talvez esse deva ser o link de identicação, necessário entre todo artista e seu publico. Onde por mais que as idades sejam diferentes o artista consegue falar tão bem a linguagem dos fãs que é como se estivessem na mesma faixa etária.

O tempo passou, até que em 2001 veio o show do Rock in Rio, e lá estava ele doidarasso assim como eu, cantando relativamente mal mas que se foda era Guns. E a todo o momento aquilo pareceu legal, corriam rumores de que Slash estava nos camarotes assistindo o show e a qualquer momento poderia subir no palco e os dois fariam as pazes. Guns N´ Roses estaria devolta.

Mas agora voltando ao presente quando ficha acaba de cair olho para o palco quando Axl entra depois de me deixar tanto tempo esperando, pelo novo album e pelo início do show e quase não o reconheço.

Devemos realmente estar ficando velhos! Mas pensando nisso e reparando bem no Axl agora vejo um homem de 49 anos a minha frente. Porra! Meu pai tem 48, ou seja no fim das contas... Axl Rose envelheceu em dez anos o que seria equivalente a vinte e quatro anos. Isso pode parecer loucura, mas não estou falando da idade cronológica do nosso amigo. E sim da percepção que tenho a respeito não da pessoa mas do personagem Axl.

Talvez isso explique, quem sabe sejam esses os motivos que o levaram a fazer as cirurgias plásticas que fez, e perdoem me a franquesa foram um desastre digno de Michal Jackson³. Talvez Axl tenha feito as plasticas para tentar de certa forma voltar no tempo e recomeçar de onde parou.

É uma pena que a marca, o legado do Guns seja um peso para ele. Chego a pensar que o melhor talvez o mais justo a fazer fosse deixar o G n´R no passado e reinventar um som que tivesse a ver com a latência artistica contemporanea. Quem sabe para o nosso amigo não seja hora de dizer Live and let die em relação marca   G n`R. Creio que para Axl sobreviver artisticamente o Guns deva ser enterrado já que está morto, tanto quanto os Beatles estão mortos para Paul McCartney, e o Nirvana para David Grohl.

O que sempre definiu Gn´R pra mim, era a sinergia entre Axl e Slash, que todo o mundo sempre soube ser passageira, dado o fato de serem dois gênios ocupando o mesmo palco. Sem Slash para equilibrar Axl não existe Guns n Rores !

Gostaria muito que Axl superasse essa fase, e gostaria ainda mais de conhecer o trabalho dele advindo de um cenário contemporaneo. Porque um album com mais de dez anos de produção não retrata nada a não ser a crise em que o artista esteve submerso.

Talvez se ele conseguisse superar seus rancores, pudesse finalmente sair de sua própria sombra adolescente, como aliás muitos de nós tentamos fazer.

Se fosse assim, Axl deixaria de ter quarenta e nove anos e quem sabe eu bem como todos os verdadeiros fãs voltassemos a enxergá-lo com a nossa idade, não importa ela qual seja.

____


Passo as considerações sobre o show.

O show estava marcado para as 8 horas e começou a uma e meia, evidentemente houveram bandas de abertura que mantiveram a galera ocupada. Mas entre o final do show do Sebastiam e o começo do Guns passaram-se mais de uma hora.

Axl trocou de ropa exatamente dez vezes, a Beyonce trocou apenas três.

Durante o Show do Guns eu fiz muitos comentários a respeito da capacidade vocal do Axl, ele parecia estar roco e com a voz falhando. Cheguei a comentar com um amigo que parecia que alguem estava mexendo no botão de volume na garganta do cara. POREM só na penultima musica antes do bis, Nigthtrain é que constatei que a falha era dos retardados da mesa de som. Quando no meio de uma nota o som do mic simplesmente sumiu! E era isso que estava acontecendo o show inteiro atrasando a minha diversão e despertanto o pior em mim. O senso critico cri cri, ainda bem que tenho amigos pacientes!

Além disso a porra da mesa de som no inicio de you coud be mine cortou o agudo da guitarra solo. OBRIGADO PESSOAL DA T4F, seus filhos da puta incompetentes de merda !

----------------------------------------------------
1-(É vero, eu não sei o nome do cara! E quem sabe? Do jeito que ele se porta nunca vai sair da sombra de um cara que nem faz mais parte da banda!).

2-(Sim, apenas nesse post me permitirei usar esse tipo de linguagem chula. Qualquer dia vou escrever sobre isso, mas vocês já reparam que em novela ninguem fala um porra, um merda, puta, piranha nem nada disso. Nem os vilões chingam, nem em seu leito de morte eles dizem um palavrão, vão para o irferno mas sem chingar!)

3-(O show de hoje teve tanta pirotecnia, que eu fiquei imaginando a gravação daquele maldito clipe do MJ onde ele começou a se fuder de verdade com o lançe do cabelo inflamado).

3 comentários:

  1. Vc não só está velho, como está velho, chato e gagá.
    Ao invés de gastar uma graninha pra ir ver GnR, deveria gastar o dinheiro com milho e sentar na praça pra alimentar os pombos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por partilhar o seu imenso poder argumentativo, e o ponto de vista apurado com alguém tão senil quanto eu... AGS

    ResponderExcluir
  3. Siccome este e' o seu blog eu nao pedirei gentilmente pra voce fechar sua boca ao tecer seus comentarios perfidos sobre o Axl e o Guns :). Desde que eu te conheço que voce tem esse seu problema pessoal com o coitado e essa babaçao pelo Slash. Mas devo dizer que voce omitiu, ou por falta de memoria (um problema seu ja conhecido) ou por mera vontade de fazer posse, seu estado catatonico durante bem 1/3 do show do Guns no RR3 e a sua mongaçao enquanto eu estava dormindo nas longas horas de pausa entre Oasis e Guns

    ResponderExcluir